Meditação da consciência

Updated

“O que é a consciência?” É uma palavra usada frequentemente em discussões espirituais, mas começamos a perguntar-nos, bem, o que é realmente e será que a consciência existe para além do meu corpo físico? Sri Chinmoy, autor, poeta, yogi plenamente realizado, descreve-a como “a centelha interior, o elo interior em nós, o elo dourado que liga a nossa parte mais elevada e iluminada à nossa parte mais baixa e não iluminada”. Isto levanta a questão: qual é a nossa parte mais elevada e mais iluminada e qual é a nossa parte menos iluminada?

ganesh meditation

De acordo com a filosofia hindu, a nossa parte mais iluminada é a nossa alma. A alma é comummente referida como “o melhor de nós” ou “tudo o que há de bom em nós”. Claro que há mais do que isso, mas por uma questão de clareza, vamos deixar essa discussão para outra altura. Basta saber que a alma representa a nossa parte mais elevada.
Qual é a nossa parte mais baixa e não iluminada? É, segundo certas filosofias, o nosso corpo físico. O corpo físico é bastante inconsciente. A nossa mente é muito mais consciente, vibrante, flexível e maleável do que o nosso corpo físico. O nosso corpo físico é o nosso elemento mais restrito e limitado.

É aqui que entra a consciência. A consciência é a ligação, a energia, a centelha de luz que mantém toda a nossa existência unida. É a razão pela qual um dedo do pé pisado leva a um estado de espírito zangado, ou, mais seriamente, a razão pela qual uma pessoa que sofre de depressão pode muitas vezes desenvolver doenças físicas reais, apesar de, por todos os meios, dever ser saudável. A nossa consciência flui através de todo o nosso ser. O que pensamos afecta o nosso corpo e as nossas emoções influenciam o nosso comportamento. A nossa parte mais baixa (corpo), a nossa parte mais alta (alma) e tudo o que está entre elas está ligado pela consciência.

 

3rd pic Highest & LowestDurante a nossa atividade normal, concentramos a nossa consciência nas nossas partes inferiores para nos ajudar a passar o dia. É o nosso corpo que fisicamente faz as tarefas por nós e a nossa mente que lhe diz o que fazer. Este é o estado de consciência em que a maioria das pessoas passa a maior parte do tempo. Infelizmente, muitos nunca se elevam para além deste nível e permanecem ignorantes do reino da alma.

Quando meditamos, mudamos a nossa consciência para lugares mais iluminados. Toda essa paz, toda essa felicidade que experimentamos na meditação vem diretamente da nossa própria alma. É o que Jesus quer dizer quando afirma nos Evangelhos que o reino dos céus está dentro de nós. No mesmo sentido, mas dito de forma diferente, Sri Chinmoy diz: “A consciência é o elo de ligação entre o céu e a terra”. O céu, o nirvana, os estados mais profundos não estão num planeta distante ou noutro sistema solar, estão dentro da nossa própria consciência. Está na nossa dimensão mais elevada, mais refinada e subtil.

Para lá chegarmos, temos de aprender a relaxar o nosso corpo, a afastarmo-nos dos nossos pensamentos e a não nos apegarmos tanto a cada um que passa. O mesmo se aplica às nossas emoções. Quando conseguimos manter a nossa mente realmente quieta, calma, as nossas emoções realmente claras e sinceras, então começamos a experimentar esta parte mais profunda de nós próprios, a nossa parte mais iluminada.

A consciência não só liga os diferentes aspectos do nosso ser, como também nos liga ao mundo em geral. Sri Chinmoy escreve: “a consciência humana comum só nos ligará a algo muito, muito limitado e, ao mesmo tempo, muito fugaz”. Pense na sua própria vida e nos apegos que tem.

Talvez seja o tipo de pessoa que sente que é necessário verificar o seu telemóvel a cada dois minutos e mantê-lo sempre perto de si. Se não for o seu caso, então provavelmente conhece alguém que descreve isso. É evidente que as pessoas podem ligar-se às coisas que vêem e possuem.

meditation nunO mesmo se aplica às pessoas que encontramos nas nossas vidas. Talvez haja um certo número de pessoas com quem sente uma ligação; é muito mais fácil conversar com uma pessoa e tornar-se amigo imediato, mas não com outras. A meditação é a capacidade de expandir essas ligações. Por exemplo, é fácil ligarmo-nos ao sentimento de frustração, raiva ou desilusão. Mas que tal conectar-se com o sentimento de gratidão? Ou conectar-se com o sentimento de perdão?

“Durante um segundo, será capaz de concentrar a sua atenção noutra pessoa. Depois, a nossa consciência desaparece. Mas quando nos construímos com a consciência interior, que é ilimitada, iluminada, transformada, então a nossa concentração pode continuar, continuar, continuar.”

Na meditação, a concentração é fundamental. Para mantermos uma ligação com o mais elevado, não devemos permitir que pensamentos fugazes nos perturbem. Quando o fazemos, todo um novo reino de compreensão e experiência começa a abrir-se para nós.

Sujantra McKeever