Consciência

Updated

Não ofenda nem em palavras nem em atos.
Comoa com moderação.
Viva no coração.
Busque a consciência mais elevada. Domine a si próprio de acordo com a lei.
Esse é o ensinamento simples do despertar.
~Gautama Buddha

Podemos perceber a consciência como um fluxo de energia focada do nosso ser – corpo, emoções, mente ou coração (espiritual). Fazendo isso, nós damos àquela parte de nós mesmos, a nossa energia-vida e uma chance de manifestá-la. De acordo com a parte com a qual estamos unificados, podemos dizer que moramos na consciência elevada ou baixa. Corpo, emoções, mente e coração seguem uma hierarquia que corresponde à evolução do homem.

O corpo é a parte que nos conecta com o mundo material. Se a nossa consciência fica apenas no corpo. Temos um sentimento de que, o que somos,  é o corpo. Acima do corpo, há as emoções e a energia vital, que dá ao corpo um impulso para se mexer em direção à uma certa meta. As emoções são (ou deveriam ser) controladas pela mente. Usando a nossa mente podemos executar uma tarefa ou um plano que tenhamos estabelecido. Mas esse plano deveria vir do nosso coração. Lá reside a fonte de pura inspiração. E também há a nossa intuição, que pode mostrar isso com uma meta clara.

Um problema não pode ser resolvido no mesmo nível de consciência onde ele nasceu.
~Alberto Eisten

Podemos também sentir a consciência como uma energia. Cada lugar ou objeto tem a sua própria consciência. Por exemplo, se entramos num templo ou em outro lugar onde as pessoas meditam sinceramente, sentimos lá uma atmosfera sagrada. Se entrarmos num bar, sentiremos uma energia completamente diferente. Isso acontece porque a nossa consciência individual influencia o mundo ao nosso redor e as outras pessoas podem senti-la.

Da mesma maneira, nossa consciência influencia as pessoas ao redor. Se tivermos uma meditação profunda e devotada pela manhã e entrarmos no metrô ou ônibus para ir ao trabalho as pessoas ao nosso redor sentirão inspiração espontânea, da nossa simples presença. Elas pode sequer imaginar isso.

Funciona assim com objetos também. Podemos observar isso na comida, por exemplo. Se alguém que realmente se importa conosco preparar o nosso jantar, sentiremos sempre que a comida está melhor. Isso acontece porque quando a comida e preparada com amor, isso se imprime na energia do alimento. E a mesma comiga pode ser preparada exatamente da mesma maneira que feita num restaurante. As mercadorias têm sua própria consciência.  Legumes e vegetais tem uma vibração energética mais leve e nós nos sentimos mais leves e relaxados após comer tais refeições. Por outro lado, a carne e seus derivados carregam a consciência para baixo quando os ingerimos. Só podemos observar isso após  algum tempo de prática de meditação. Logo o efeito de uma refeição é o resultado de três coisas: a consciência dos ingredientes, a consciência do cozinheiro e também a consciência daquele que come.

Quando a sua consciência está no físico,
A autoconfiança o levará à auto-aniquilação.
Quando a sua consciência está na alma,
A autoconfiança o levará para a Auto-realização.
Quando a sua consciência está no seu Mestre,
A autoconfiança será alimentada de uma só vez pelo mais puro cuidado de seu Mestre e as mais doces Bênçãos de Deus.
~ Sri Chinmoy

No caso de um mestre espiritual ou alguém que medita há muito tempo, sua consciência será muito forte e intensa. Se nós virmos a sua foto ou ouvirmos a sua música, podemos tocar a sua consciência, embora ela possa não mais estar num corpo físico. Essa é uma forma de recebermos ajuda interior e apoio de um mestre espiritual – criando uma conexão com a consciência dele.

SILÊNCIO-MEDITAÇÃO: CONSCIÊNCIA

O vídeo a seguir é de uma série chamada Silêncio-Meditação. Só tem em inglês, mas se você puder entender, ele explica bem, com as palavras de Sri Chinmoy, o que é a consciência e como encontramos o nosso ser interior – alma – usando a meditação.