O que é Meditação?

Updated

“Quando meditamos, nós entramos numa parte mais profunda do nosso ser. Naquele momento somos capazes de trazer à tona nossos tesouros interiores.”

Meditação é um estado normal e natural do nosso ser. Não é um estado forçado de alucinação. É algo que acontece espontaneamente quando silenciamos a mente. A meditação brota de dentro, como ma fonte de luz que carrega para a superfície todas as nossas emoções e qualidades positivas. É uma ferramenta indispensável para superarmos obstáculos em nossa vida enquanto mantivermos uma atitude positiva sempre. É um caminho para a nossa alegria verdadeira e satisfação interior; chave para soltar nossas esperanças e aspirações e também para alcançar todo ser humano. Com a meditação nosso poder espiritual e interior aumenta. Podemos então usá-la em nossa vida diária, para nos tornarmos melhores como artistas, poetas, desportistas e, no geral, cidadãos melhores do mundo.

Como meditar?

“Quando meditamos, o que de fato fazemos é entrar numa mente vazia, calma, silenciosa. Vamos fundo dentro de nós e nos aproximamos de nossa verdadeira existência, que é a nossa alma. Ao vivermos na alma, sentimos que estamos realmente meditando espontaneamente.”

Há um ditado que diz: “Há muitos caminhos, mas só uma meta.” Definitivamente, existem caminhos diferentes de como silenciar a mente e experienciar a meditação. Durante nossos cursos, ensinamos exercícios diferentes e técnicas que se concentram principalmente em nosso coração espiritual.

No início aprendemos primeiro a concentração . Focamos toda a nossa atenção num único objeto, pensamento, som ou imagem dentro da nossa mente, e nos esforçamos para nos manter aí. Após um tempo, nossa mente se foca nesse objeto particular. Nesse momento, somos capazes de controlar nossos pensamentos mais facilmente. Liberamos a concentração e nossa <link> mente quieta nos deixa entrar no nosso <link>coração espiritual. É de dentro do nosso coração espiritual que a meditação brota, como água fresca.

Como tudo o mais, começar alguma coisa nova nunca é fácil. Há muitos detalhes práticos que temos que destacar em nossa vida. Temos que despertar nossa determinação e disciplina para alcançar resultados duradouros. Para facilitar, organizamos regularmente cursos de meditação, onde ensinamos coisas práticas e compartilhamos nosso entusiasmo e inspiração.

JOIN OUR FREE CLASSES

Por que meditar?

Por que meditamos? Meditamos porque esse nosso mundo não é capaz de nos satisfazer. A assim chamada paz, que sentimos no nosso dia-a-dia, consiste em cinco minutos de paz, após dez horas de ansiedade, preocupação e frustração. Estamos sempre à mercê de forças negativas que estão ao nosso redor: inveja, medo, dúvida, preocupação, ansiedade e desespero. Essas forças são como macacos. Quando se cansam de nos morder e descansam por alguns minutos, nós dizemos que estamos em paz. Mas isso não é paz verdadeira de forma alguma, pois no memento seguinte, elas nos atacam novamente.

É apenas através da meditação que podemos obter paz duradoura, paz divina. Se meditarmos de manhã devotadamente, e recebermos paz por apenas um minuto, esse minuto irá permear todo o nosso dia. E quando tivermos uma meditação bastante elevada, poderemos obter paz, luz e deleite, realmente permanentes. Precisamos da meditação porque queremos nos tornar a luz, nos preencher na luz. Se essa for a nossa aspiração, nossa sede, então a meditação é o único caminho.

Se sentirmos que estamos satisfeitos com o que temos e o que somos não haverá necessidade para entrarmos no campo da meditação. A razão para entrarmos, é porque temos uma fome interior. Sentimos que dentro de nós há alguma coisa luminosa, vasta, divina. Sentimos que precisamos desesperadamente dessa coisa; só que nesse momento, não atemos acesso a ela. Nossa fome interior vem da necessidade espiritual.

Sri Chinmoy

Este site é inspirado por Sri Chinmoy. Esse mestre espiritual indiano, artista, músico e atleta, nasceu em 1931 em Bengala Oriental. Após 20 anos devotando seu tempo para a meditação no ashramde Sri Aurobindo em Pondicherry, ele recebeu uma mensagem e inspiração interior para se mudar para Nova Iorque, em 1964, para estar a serviço das pessoas do ocidente. Para aqueles que estivessem procurando por uma compreensão espiritual mais profunda de si próprios. Durante toda a sua vida, Sri Chinmoy tentou, de maneiras diferentes, atingir uma só coisa – despertar na humanidade a necessidade interior de encontrar o seu verdadeiro eu.

 “Nosso caminho é basicamente o caminho do coração e não da mente. Isso não que dizer que critiquemos a mente, longe disso. Simplesmente sentimos que o caminho do coração nos levará mais rápido para a meta…”
– Sri Chinmoy

https://vimeo.com/77610634