Saúde e Ayurveda

Updated

“De todos os remédios da vida interior,
um sorriso é de longe o melhor remédio.”

Prevenção!

Meditar com regularidade significa também apurar os sentidos, nomeadamente o ouvido intuitivo. Torna-se mais consciente do estado e das necessidades do seu corpo. Apercebe-se muito mais rapidamente quando uma condição exterior é prejudicial para si. Um exemplo muito simples: digamos que está no exterior a dar um passeio pela natureza outonal, a falar de algo interessante com um amigo. Em vez de estar demasiado envolvido na conversa, repara que o seu corpo está a arrefecer a um ponto em que é mais provável apanhar uma constipação. O mesmo se aplica aos nossos hábitos alimentares, ambiente social e estilo de vida em geral. A meditação ensina-nos a distinguir facilmente entre o que é bom e o que é mau para o nosso sistema. Assim, estamos a melhorar a nossa capacidade de fazer as escolhas mais saudáveis para o nosso corpo, mente e coração.

 

Mas e se for mais grave?

É claro que, se for grave, tem de consultar um médico. Uma perna partida é uma perna partida. Mas, mesmo assim, podemos tornar o processo de cura do nosso corpo mais fácil e muito mais rápido. Muitas vezes, quando sofremos de algum tipo de doença ou lesão, não aceitamos verdadeiramente essa realidade. Não queremos essa realidade, embora ela já exista; resistimos e a resistência é uma forma preciosa de tensão. A resistência pode ter formas muito secretas e ocultas contra qualquer tipo de situação da vida e também contra problemas físicos. Há um ditado alemão que diz o seguinte: a aceitação é o primeiro passo para o progresso. Se aceitarmos e abraçarmos de todo o coração a vida com todas as suas curvas e tentarmos identificar-nos com o nosso Eu superior, a energia superior pode basicamente fazer o seu trabalho sem a nossa interferência. Como palavra-chave, podemos ter em mente a harmonização. Assim, trabalhar as nossas tensões interiores é um grande benefício da meditação para a saúde.

Ayurveda

A palavra “Ayurveda” significa a ciência/conhecimento da vida e baseia-se nas escrituras sagradas indianas, os Vedas, que foram escritas por rishis, sábios. Algumas fontes afirmam que os seus ensinamentos são mais antigos do que 6.000 anos. A filosofia ayurvédica vê cada ser como uma composição de três doshas diferentes, nomeadamente Vata, Pitta e Kapha. Cada um destes tipos tem as suas próprias características e, só de ler o que representam, podemos ter uma boa ideia de como nos devemos classificar neste mais antigo de todos os sistemas de saúde. De acordo com esta classificação, obtemos directrizes para o nosso modo de vida, que nos tornarão saudáveis e fortes para, em última análise, estarmos interior e exteriormente prontos para manifestar a realidade superior. Assim, a medicina ayurvédica é, de facto, um modo de vida que tem sempre em mente o equilíbrio perfeito entre corpo, mente e alma. Uma das características mais importantes da Ayurveda é o facto de ser uma abordagem holística. Isto significa que trata todo o ser num contexto e não apenas os sintomas individuais.

Destino?

Mira Alfassa, mais conhecida como A Mãe, disse que todas as desarmonias físicas são consequências de desequilíbrios interiores e devem, na verdade, ser vistas como mensageiros úteis. Portanto, não temos apenas um problema. Há uma história por detrás dele. E talvez estejamos destinados a passar por uma experiência difícil que, em última análise, é para o nosso bem, mesmo que não sejamos capazes de ver isso ao longe. Além disso, ela revelou a dura verdade de que o nosso ego, amante da atenção, por vezes acarinha e dramatiza as doenças. Pela mesma razão, chega mesmo a acolher secretamente o mal ou, pelo menos, as condições que a ele podem conduzir.
A espiritualidade por detrás do sofrimento físico conduz-nos inevitavelmente ao tema do karma. Mesmo que façamos todos os tipos diferentes de meditação, exercícios de respiração, hatha yoga, dietas cruas e outras coisas, por vezes apanhamos uma doença sem razão aparente. Uma vez perguntaram a Sri Chinmoy se a Lei do Karma se aplicava a toda a gente. A sua resposta: “A Lei do Karma aplica-se a toda a gente e, ao mesmo tempo, é possível transcendê-la através da meditação. A Lei do Karma existe e, no entanto, pode ser transcendida pela realização, pela unidade com Deus e pelo poder da espiritualidade.” E embora por vezes a nossa situação possa parecer terrível, lembremo-nos:

Quando a noite está mais escura, é porque estamos mais próximo do amanhecer

~ antigo ditado espiritual

O segredo de ouro das lutas interiores

Até as tristezas podem aprofundar o nosso coração. Cada experiência, consciente ou inconscientemente, ensina-nos algo e, por isso, pode ser considerada uma pedra de amolar única para nos moldar em algo mais do que somos atualmente. Facilmente compreensível mentalmente, mas na dinâmica agitada da cidade atual, pode ser difícil manter este espírito de observação e de acolhimento. Certo, mas de cada vez que observamos conscientemente um incidente e nos interiorizamos, nem que seja por um bocadinho, podemos aperceber-nos de que existe uma forma de tensão. Talvez seja apenas um indício, mas quanto mais formos capazes de ir mais fundo no nosso interior, mais seremos capazes de ver e sentir as coisas claramente e de as deixar ir. O quase invisível torna-se descritível. Nuances desconhecidas tornam-se distinguíveis. Acho que se pode chamar a isto fazer zoom dentro de nós próprios. E aí podemos libertar-nos das nossas resistências e avançar para uma liberdade interior mais elevada.

Um obstáculo é uma porta de entrada

Cada ato insensato e perturbador, ou mesmo cada pensamento, revela uma imperfeição que, na verdade, anseia pela sua transcendência. A sua própria existência é um grito por uma experiência que nos faz trabalhar através dela e crescer para além dela. O facto de sermos confrontados com as nossas fraquezas pode significar que chegou um determinado momento, ou seja, que a nossa divindade quer manifestar-se, mas que temos de enfrentar o nosso obstáculo mais difícil e ultrapassá-lo para desempenharmos o nosso papel, por vezes doloroso, na história maior da evolução pessoal. A divindade está sempre pronta a manifestar-se, mas precisamos de criar as condições correctas que estão ao nosso alcance. Por isso, preparemo-nos para mudar a nossa visão dos problemas em geral. Os obstáculos podem ser portas. Não os convidemos, mas vejamo-los como uma oportunidade.

“Devido às nossas acções erradas, as forças negativas, não inspiradoras e não divinas passaram a existir. Quando essas forças entram em nós, sofremos. (…) O mundo está a progredir em direção à Luz, embora esse progresso seja muito lento. O sofrimento humano chegará ao fim, porque Deus é todo Deleite. Nós viemos do Deleite. Na Terra, estamos a crescer em Deleite. No fim da viagem da nossa alma, regressaremos ao Deleite.”

Aprofundar o amor por si próprio é de extrema importância, porque aquilo que se ama, cuida-se e protege-se. A falta de amor-próprio talvez seja o problema mais subestimado do mundo atual. Quantas vezes já vimos amigos queridos a prejudicarem-se a si próprios, não só com escolhas pouco saudáveis, mas também com escolhas auto-destrutivas? Uma alimentação saudável, um estilo de vida equilibrado e um coração espiritual alimentado com amor são a melhor fórmula para uma vida harmoniosa, equilibrada e feliz. E o esforço que daí advém até descobrirmos que é natural é uma escolha muito nossa. Sim, a saúde interior e exterior é também uma decisão a ser tomada mesmo subconscientemente.