Força de Vontade

Updated

De onde vem a força de vontade! Vamos tentar nos focar por um tempo dentro de nós mesmos. A força de vontade vem da nossa mente… Se fosse, ela seria muito fraca. Quantas pessoas tentam mudar suas vidas, fazer exercícios regularmente, parar de fumar, mas tudo em vão. É tudo por causa da motivação delas ser baseada puramente na razão lógica, nos pensamentos. Não basta mudarmos os nossos hábitos. Decidir sobre alguma coisa ou concordar com algo, ainda está longe, muito longe, da ação e de nos tornarmos o que queremos nos tornar. A nossa mente é muito limitada.

Algumas vezes o poder da vontade é baseado em movimentos emocionais. Talvez tenhamos um sentimento ruim ou estejamos tristes por termos alguma má qualidade. Mas mesmo esse sentimento não tem poder suficiente para ser capaz de nos afastar dessas coisas. Elas aparecerão novamente e nós ficaremos desapontados, de novo e de novo.

Mas se focarmos mais fundo e fortalecermos nosso coração espiritual, regular e conscientemente, descobriremos que essa força de vontade (que vem de lá), não tem limites. Uma coisa que a limita e a nossa rejeição às coisas novas. Se não formos abertos e capazes de receber novas experiências, pensamentos, hábitos e uma nova consciência, limitamos nossa força espiritual. Essa mentalidade fechada pode se manifestar em níveis diferentes – também na nossa mente e emoções. Mas podemos nem estar cientes disso. Ara destravar isso, temos que mergulhar fundo em nós mesmos, devagar e firmemente. Leva tempo e exige disciplina. E por isso, convidamos para um dos nossos cursos de meditação.

 

JOIN OUR FREE CLASSES

Quando aprendermos como descobrir a força de vontade dentro de nós, podemos nos utilizar disso, na prática, para mudar nosso caráter, nossos maus hábitos e transformar nossas qualidades negativas em suas contrapartidas positivas (medo em coragem, fraqueza em poder, orgulho em humildade etc). Outro problema, é que inconscientemente não queremos nos submeter a nenhuma mudança, porque secretamente gostamos das nossas más qualidades e algumas vezes até nos aproveitamos delas. Somente após pudermos esquecer essa atitude e deixar as coisas fluírem, é que podemos realmente começar a nos transformar num ser humano que tenha menos do reino animal e mais do mundo divino. Com determinação e transformação firmes, podemos alcançar o topo da vida espiritual: realização plena da nossa realidade interior, iluminação.

Força de vontade construtiva

Pode transformar a escuridão em luz.

Força de vontade destrutiva

Pode transformar o dia em noite.

Uma vez que consigamos a força de vontade que está ao nosso dispor, nós decidimos como usá-la. A força de vontade por si, não significa mudança positiva. Se não tivermos nenhuma orientação espiritual, se não seguirmos a vontade da nossa alma, mas nossos desejos, ou mesmo os desejos de alguém, poderemos provocar muito estrago e talvez machucar pessoas ao nosso redor. Mas desde que possamos ouvir, sentir e seguir a vontade da nossa alma, ficaremos absolutamente certos de que o resultado será sempre positivo, alegre e satisfatório. Atendendo à vontade da nossa alma, recebemos felicidade genuína – que nunca irá desaparecer, mas que ficará guardada em algum lugar dentro de nós. A mente pode duvidar e tentar nos convencer a postergar as ações ou fazer alguma outra coisa, mas especialmente nesse momento, nós não devemos desistir. Não podemos desistir. Nunca! Como o Rocky:

 

 

Um exemplo bom e inspirador de força de vontade usada na prática, são as ultramaratonas. A distância é tão grande, que para concluí-las, nosso poder vital não é suficiente. Mas é necessário obtermos poder em algum lugar mais profundo. Uma das mais longas corridas do mundo é a Corrida de Autotranscendência de 3100 Milhas, em Nova Iorque. Você pode assistir vídeos muito interessantes e inspiradores dessa e de outras ultramaratonas, no perfectionjourney.org .