Pranayama

Updated

Pranayama – o poder da respiração

Prana significa energia-vida, o sopro da vida. Yama significa controle. E pranayama é o controle do nosso sopro-vida. O pranayama é uma técnica de respiração energizada, advinda de milhares de anos de prática. Com o pranayama podemos controlar a nossa energia-vida que está adormecida, em algum lugar dentro de nós. Podemos deslocar a energia para partes diferentes do nosso ser, incluindo claro, o corpo físico. Dessa maneira, podemos manter distância do cansaço, aumentar nossa capacidade mental, melhorar nossa concentração e controlar os nossos pensamentos (talvez isso seja o mais importante para nós) ou recarregar a regeneração do nosso corpo, no caso da energia estar estagnada em algum lugar. Logo, essa é uma habilidade muito prática para se aprender.

Os efeitos dos exercícios de pranayama já podemos sentir durante as primeiras tentativas. Isso nos dá inspiração para nos manter indo em frente e fazê-los regularmente. É importante afirmar que a menos que tenhamos maestria nessa arte, fica difícil resolver os problemas mais sérios com a nossa energia. Ela pode ser bloqueada por várias razões: físicas (talvez uma rigidez muscular ou um nervo pinçado), emocionais (uma experiência de anos atrás que não tenhamos processado) ou mentais (fixar-se em opiniões ou longos períodos de estresse). Em casos mais sérios por exemplo, quando a nossa energia, ou é totalmente esgotada ou para em certas partes do nosso ser, fica melhor buscar pela ajuda de alguém experiente. Porém, ao começar a fazer pranayama, podemos descobrir que um simples exercício pode solucionar o nosso problema.

 

 

Ambos, equilíbrio mental e emocional também são influenciados pela meditação. Mas nesse caso temos que ser mais pacientes. A meditação é um processo que vai fundo e então, permite que a Luz interior nos transforme aos poucos. A meditação simplifica a nossa vida, a fortalece e equilibra e, enquanto isso acontece, nossos problemas mentais e emocionais geralmente somem por si só, como galhos secos, dos quais não precisamos mais. É um processo lento e seguro, mas com efeitos duradouros.

Podemos ficar encantados facilmente com os efeitos do pranayama, porque eles são sentidos imediatamente. Mas se a nossa meta for transformação completa, temos que ser pacientes e continuar tentando mergulhar cada vez mais fundo dentro de nós mesmos, nas nossas meditações. O pranayama não vai mais fundo do que a nossa energia vital, enquanto que a meditação realmente vai ao nível espiritual. O pranayama pode purificar a nossa mente, logo, ele é muito útil para a meditação, mas se dedicarmos muito tempo às técnicas de respiração, ao invés de usarmos a nossa energia para a concentração e a meditação, não chegaremos muito longe. De qualquer modo, faremos tanto técnicas de respiração quanto de meditação em nossos cursos.

 

JOIN OUR FREE CLASSES

 

Vamos tentar alguns exercícios:

Respiração rítmica

O primeiro exercício que você pode praticar é repetir uma vez, enquanto inspira, o nome de Deus, o Supremo ou um mantra simples como o Aum. Essa inspiração não precisa ser longa ou profunda. Em seguida prenda a respiração e repita o mesmo nome quatro vezes. E quando expirar, repita duas vezes o nome ou mantra que escolheu. Você inspira contando uma vez, prende contando quatro vezes e expira contando duas vezes, enquanto interiormente, repete o nome sagrado. Se simplesmente contar os números – um-quatro-dois – não receberá nenhuma vibração, nenhum sentimento interior. Mas quando diz o nome de Deus, imediatamente as qualidades divinas d’Ele – pureza, paz, amor, felicidade e muitas outras – entram em você. Assim, quando segura a respiração, essas qualidades divinas circulam dentro de você, entrando em todas as suas impurezas, obscuridades, imperfeições e limitações. E quando expira, essas mesmas qualidades divinas jogam para fora todas as suas qualidades não divinas, não progressivas e destrutivas.

– Sri Chinmoy. Promised Light From the Beyond, Agni press, 1973

 

Respiração Alternada

Na respiração normal ambas as nossas narinas naturalmente funcionam. Mas ao respirarmos apropriadamente por narinas alternadas, temos um alívio imediato da ansiedade mental, preocupações, depressão e muitas outras coisas que causam distúrbios na nossa natureza. A respiração alternada nas narinas é o exercício de respiração mais importante. Começamos usando o nosso polegar direito para fechar a narina direita. Então inspiramos com a narina esquerda, silenciosamente repetindo o nome de Deus ou Supremo ou puraka, apenas uma vez. Depois fechamos a narina esquerda com o quarto dedo da mão direita e, com ambas as narinas fechadas, silenciosamente repetimos o nome de Deus ou Supremo ou shumbaka, quatro vezes, enquanto seguramos a respiração. Finalmente, levantamos o dedo da narina direita, ainda mantendo a esquerda fechada e expiramos, repetindo Deus, Supremo ou rechaka, duas vezes. Alguns dos yogues indianos fazem esse exercício por horas, mas deve ser feito confortavelmente, sem força ou tensão.

– Sri Chinmoy, The body, humanity’s fortress, Agni press, 1974