Mantra e Japa

Updated

 

Repetir sons sagrados devotadamente traz muitos benefícios espirituais, incluindo paz, equilíbrio e energia-vida, para a pessoa. Então, o quê é mantra Sri Chinmoy explica que “um mantra é uma sílaba divinamente carregada de poder.” Em outro livro acrescenta:

“Um mantra é uma encantação. A repetição de um mantra é um processo de ir fundo dentro de si ou acelerar o progresso espiritual. Pode ser uma sílaba, uma palavra, algumas palavras ou uma frase. Repetindo um mantra, nós podemos tanto invocar a presença de um deus em particular, como trazer à tona nossa própria divindade interior.”

Como exemplo, ouça a canção Tomar Kata, apresentada pelo grupo sérvio Blue Flower:

 

Repetir mantras ou sons sagrados muitas vezes, é chamado de japa. Desde tempos remotos, cantar mantras e fazer japa, têm oferecido muitos benefícios aos buscadores que tentam, com sinceridade, praticar esse tipo de meditação. Os mantras podem auxiliar no crescimento da nossa paz interior, especialmente quando repetidos muito devagar, suave e devotadamente. O mantra ‘Supreme’ é um dos mais efetivos que podemos repetir. É também a principal maneira de acessar Deus, com toda a doçura e intimidade. Outro mantra muito eficaz é a palavra sânscrita ‘Shanti’, que significa paz. Repetir Shanti várias vezes, devagar e com um sentimento do sagrado, é uma ótima maneira de invocar a paz para todo o seu ser. Os mantras também podem ajudar a aumentar a nossa pureza, o que é muito importante para a vida espiritual. Sri Chinmoy escreve em ‘prayer-World, Mantra-World e Japa-World’:

 

“Se você repetir o mantra em voz alta, obterá pureza física. Se repeti-lo em silêncio, terá pureza em sua existência interior. Sem a pureza interior, você não fará progresso espiritual… Logo, é melhor praticar japa em silêncio. Quando o fizer, tente sentir que há alguém dentro de você, o seu ser interior, que está repetindo a palavra por você. Simplesmente repetindo o seu mantra devotadamente, com toda a sua alma, poderá conseguir pureza no seu coração e na sua mente e, da pureza, você obterá tudo – o Mais Elevado, o Supremo.”

Em momentos de grande perigo e medo, os mantras vêm em nosso resgate. Muitos buscadores têm se deparado com situações extremamente perigosas e, por repetir alto e rapidamente “Supreme, Supreme, Supreme”, são salvos. E também, repetir Supreme rapidamente é a maneira mais eficaz de vencer a letargia. Qual a maneira mais rápida de superá-la permanentemente…

 

“A maneira mais rápida é repetir ‘Supreme’ tão rápido quanto possível. Você não tem que gritar com todas as forças, mas tem que ser capaz de ouvir; não faça isso em silêncio. Pode estar sentado na sala ou caminhando num local silencioso, aonde ninguém possa ouvi-lo, mas não deve fazer isso deitado… Cada vez que disser ‘Supreme’, cante tão rápido quanto possível, tente sentir que o poder, a vida e a divindade do Supremo estão entrando em você.”

 

Mantra Japa

Mantra Japa significa “repetição de um mantra”. Talvez você já tenha visto monges das mais variadas tradições espirituais, usando miçangas para fazer a contagem. Nós certamente podemos fazê-lo sem as miçangas, mas pode usá-las, se quiser. Há várias formas de praticar japa. Vamos expor uma delas aqui.

Primeiro escolhemos um mantra que quisermos repetir. Se não soubermos nenhum, podemos tentar o ‘Aum’ ou o ‘Yam’. No primeiro dia, repetiremos o mantra 50 vezes; no segundo dia, 60 vezes; no terceiro, 70. Aumentar até chegar em 120 repetições. Cada repetição não tem que ser muito longa, mas devemos tentar sentir nosso coração (espiritual) enquanto cantamos. As 120 repetições levarão aproximadamente dez minutos. Nos próximos dias iremos decrescendo o número de repetições; quer dizer, 110, 100, 90, até chegar a 50. Repetiremos então, todo o ciclo mais uma vez. Se esquecermos de fazer nosso japa um dia, apenas pulemos esse dia e continuemos como se nada tivesse acontecido. Podemos contar usando os nossos dedos – uma das mãos conta as dezenas e a outra conta de 1 a 10. Fazendo isso, não teremos o estresse de esquecermos um número. Mesmo que esqueçamos de contar alguma das repetições, tudo bem. Mas essa forma de contagem nos mantém alertas. Assim, evitamos repetir o mantra mecanicamente.

Esse exercício nos dará muita energia e por isso, não é uma boa ideia fazê-lo na hora de dormir. Se não souber como começar ou se quiser iniciar um mantra japa em grupo, você pode tentar nossos cursos de meditação, onde certamente, faremos o mantra japa em algum momento.

JOIN OUR FREE CLASSES