Silenciando a Mente

Updated

Silenciando a Mente

Estresse, pressa, agitação e mente sobrecarregada é o que a maioria de nós encara todos os dias. Da manhã à noite, estamos à mercê do nosso entorno, trabalho e expectativas, que nos forçam a fazer tudo tão rápido e eficientemente quanto possível. Mas o quê tudo isso acarreta… Nossa mente fica cheia de pensamentos e retornos aos fatos do dia de forma tão intensa, que somos incapazes de fazer com que isso pare. Acalmar a mente, mesmo que por um segundo, parece totalmente impossível. Algumas vezes temos sucesso em “esvaziar a mente” após dez horas de estresse e um infindável fluxo de pensamentos, mas isso se dá mais por uma fadiga mental do que por trabalho consciente sobre ela. Somos portanto, sempre colocados atrás dos nossos pensamentos, os quais influenciam nossa percepção do mundo e também nossas reações e opiniões.

Como encerrar esse domínio dos pensamentos… A base para o sucesso é a motivação e o desejo de alcançar a paz da mente. A motivação pode ser, no geral, a calma, simplicidade em nossa vida diária, melhoria das funções cognitivas, maior concentração, melhoria da eficiência no trabalho, habilidade de tomar decisões com clareza ou simplesmente obter progresso interior. Uma vez que tenhamos sucesso em acalmar a nossa mente por ao menos alguns minutos, e fazê-la se aquietar, descobrimos um mundo completamente novo dentro de nós mesmos. E lá, encontramos a fonte do desenvolvimento individual de cada um de nós.

Então, como começar… ara o iniciante, é quase impossível se afastar dos pensamentos. É por isso que é bom focar primeiro em pensamentos positivos. Naqueles pensamentos que nos tragam inspiração, alegria e entusiasmo. E podem ser coisas simples como: “Eu quero ser uma pessoa espiritual e melhor”. “Eu só quero ter pensamentos puros.” E assim por diante. Nós podemos escolher um ou dois bons pensamentos e deixa-los crescer dentro de nós. Nossa consciência e percepção continuarão melhorando. Mais tarde podemos começar o treino para acalmar a mente. Há inúmeros métodos diferentes de fazer isso e, para aprendê-los, você pode visitar nossos cursos gratuitos de meditação. Um dos exercícios está descrito ao final deste artigo.

JOIN OUR FREE CLASSES

Esses cursos proporcionam a oportunidade de começar a meditação, através de exercícios simples de respiração, técnicas de concentração que nos treinam para aquietar a mente.

 

EXERCÍCIO – TORNANDO-SE A ALMA

Objetivando purificar a mente, a melhor coisa a fazer é sentir todos os dias, por alguns minutos durante a sua meditação, que você não a possui. Diga: “Eu não tenho mente. Eu não tenho mente. O que eu tenho é o coração.” E sinta após algum tempo: “Eu não tenho um coração. O que eu tenho é a alma.” Quando disser: “Eu tenho a alma”, nesse momento, será inundado pela pureza. E mais uma vez, você deverá ir mais longe e mais fundo, dizendo não apenas “eu tenho a alma”, como também “Eu sou a alma”. Nesse momento, imagine a mais linda criança que já viu e sinta que a sua alma é infinitamente mais bela do que ela.

No momento em que disser e sentir: “Eu sou a alma” e meditar nessa verdade, a pureza infinita dela entrará no seu coração. Então, do coração, a pureza infinita entrará na sua mente. Ao sentir verdadeiramente que você é apenas a alma, ela irá purificar a sua mente.