Meditação para iniciantes

Updated

Como começar?

Começar com a meditação é fácil. A principal coisa é – começar. Realmente, a única coisa necessária é começar imediatamente. Bem, após o término da leitura deste artigo. Se começamos algo imediatamente ganhamos entusiasmo e inspiração. Essas duas coisas são necessárias para nos levar adiante e nos fazer continuar. Pois a meditação requer tempo e paciência. Pensar que iremos sentir ou experienciar coisas logo de início, no primeiro dia, é ingenuidade (embora possa acontecer, se você for sortudo). Aprender a meditar simplesmente leva tempo e o primeiro desafio é mostrar a sua paciência e determinação.

Um grande erro é começar apenas com “teoria” – lendo livros e artigos sobre meditação (como este aqui), sem experiência prática. Experiência é tudo. Podemos conversar e escrever muito sobre meditação, mas ela é algo espontâneo. Algo que está escondido bem fundo, dentro de cada um de nós e simplesmente precisamos escavá-la e trazê-la à vida. Todos nós meditamos de maneira diferente. Sendo assim, não é necessário “estudar” meditação. É necessário “praticar”. Por ler milhões de livros, não iremos aprendê-la. Mas por tentar praticar exercícios diariamente, nós iremos.  Por outro lado, os livros, artigos ou vídeos podem nos dar a inspiração e sem ela, desistiríamos facilmente. Logo, é bom ler sobre meditação e fazer a parte prática ao mesmo tempo. Todos os dias. Nossa vida interior exige ao menos uma disciplina básica e essa é a nossa regularidade.

E agora, finalmente, alguns conselhos práticos para os iniciantes. Talvez você conheça essas coisas dos livros de meditação. Meditação significa mergulhar no nosso mundo interior e descobrir o que existe lá. Para sermos capazes de fazer isso, temos que acalmar a nossa mente e emoções. Para conseguir isso, cantar mantras simples, fazer exercícios de concentração e de respiração ajudam muito. Após alguns dias, ou semanas, aprenderemos como não sermos perturbados pelos pensamentos e emoções e, podermos acrescentar exercícios de meditação. Mais tarde, poderemos desenvolver nossa própria maneira de meditar.

Ao meditar, é importante ter a coluna reta. Deitados, a meditação não funciona. Podemos ter pensamentos e imagens agradáveis e relaxantes, mas isso não é meditação. Meditação não é relaxamento! É um esforço consciente, durante o qual, estamos tentando descobrir algo e nos conectar com ele. Pela mesma razão, não é bom mantermos nossos olhos completamente fechados. É melhor mantê-los meio abertos, para que alguma luz possa vir de fora, para dentro dos nossos olhos. Inspiramos e espiramos pelo nariz, devagar, profunda e livremente. Para criar uma atmosfera melhor, podemos acender um incenso e uma vela e usar música meditativa. Essas são coisas simples que podem ajudar a acalmar nossos sentidos e focar no mundo interior. Podemos também lavar o rosto (ou tomar um banho) e vestir roupas limpas e confortáveis. Se tivermos um espaço, podemos criar um local especial para a meditação em nossa casa. Algum local que usaremos somente para meditar. O melhor horário para meditar é de manhã cedo (antes do café da manhã) e à noite (antes de ir dormir). No começo, não importa muito a hora de meditar e se ela foi boa ou não. O que importa é a regularidade.

RESUMINDO

  • coluna reta (sentar numa cadeira ou almofada)
  • respirar pelo nariz, profunda e lentamente
  • olhos semi-abertos
  • podemos usar música meditativa, vela e incenso
  •  iniciar cantando um mantra ou fazendo exercício de concentração
  •  continuar fazendo exercícios de meditação

FINALMENTE, UM EXERCÍCIO DE CONCENTRAÇÃO

Talvez, a maneira mais fácil de se concentrar é focar na respiração. Porque isso é natural para nós e não precisamos de mais nada. Inspirarmos e expirarmos pelo nariz, devagar e profundamente. Nossos olhos meio fechados ou meio abertos. Antes de cada respiração, voltamos nosso foco para dentro. No começo, nossa concentração irá fugir e é por isso que temos que nos focar de novo e de novo em cada inspiração e expiração. É normal perder a concentração, desde que voltemos ao foco e não desistamos. Após alguns minutos, não perderemos mais a concentração. Para tornar mais fácil podemos repetir (mentalmente) “inspiração” e “expiração” ao praticarmos cada uma ou algum mantra com “aum”.

E UM EXERCÍCIO DE MEDITAÇÃO

Esse exercício também está conectado com a respiração. Inspiramos e expiramos pelo nariz, profunda e lentamente. Não tentaremos mais nos concentrar. Ao invés disso, imaginamos que inspiramos não pelo nariz, mas pelo centro do peito – onde está nosso coração espiritual. Para facilitar, podemos colocar nossa mão direita no nosso coração. Ao respirar, tentaremos sentir essa região. Após conseguirmos isso, tentaremos sentir que em cada inspiração, a paz entra em nós e em cada expiração, o desassossego sai de nós. Continuamos a fazer isso por alguns minutos.

Se, por qualquer razão, a meditação não funcionar para você ou se estiver perdendo a inspiração, poderá nos encontrar em nossas aulas gratuitas 🙂

 

JOIN OUR FREE CLASSES